Mostrando 1 - 25 de 92

Lysandra Yaluande e Márcio Percursao

Ensaio Bateria Nota 10

Ensaios da Bateria Nota 10
Mestre Márcio Percussão retorna os ensaios de Bateria toda Sexta Apartir das 20hs até Março de 2025 no Carnaval.

Aulas para ritmistas iniciantes e Experiêntes resgatando a cultura da periferia e os ritmos de nossas baterias. Este retorno e mais que um simples ensaio é uma celebração da Identidade Cultural da Favela do Chapéu Mangueira.

É uma oportunidade para moradores e vizinhos da região para todos os gêneros e Idade para se unirem através da Música fortalecendo os laços Comunitários e mantendo Viva a tradição do Samba no Território.

Venha Participar, aprender e Vibrar com a Energia Contagiante da nossa Bateria.

(21) 99556-4893

Ver detalhes

MESTRE IVAN THERRA

Exibição do Filme: "O Veraneio do Príncipe Negro"

O Pontão Casa da Cultura do Litoral convida todas as comunidades para assistir ao filme "O Veraneio do Príncipe Negro" , um registro original da oralidade e da memória ancestral da nossa gente da beira. Um príncipe negro cjega na beira da Praia da Cidreira para sentar o Bará e originar a centenária Festa de Iemanjá de Cidreira. A maior manifestação da fé popular de raiz africana do Estado do RS. Toda a força do imaginário popular da nossa gente da beira nas histórias da fé praieira.

51999815593

Ver detalhes

ARERE CULTURA, HISTORIA E MEIO AMBIENTE

II Fórum de Religiões de Matriz Africanas

Apresentações culturais e debates sobre religiões de matriz africanas

31 98527-9284

Ver detalhes

Ricardo Evangelista

Divulgação de cordeis antirracistas

Declamação/leitura de cordel Quilombo: Resistênica ontem

31996920283

Ver detalhes

Débora Costa da Fonseca Freitas

Visão de Axé - Ação Multidisciplinar de Educação de Matriz Africana

O Ile Ife Omi Aiye abre suas portas para um a roda de conversa sobre nossa ancestralidade e suas influências no cotidiano em relação a formação educacional das comunidades de matrizes africanas. O evento ocorrerá no dia 24 de novembro às 10:30 com a participação da comunidade do terreiro e será aberta ao público em geral. O evento será conduzido por Ekedji Veríssima d' Oxumare, graduada em Letras pela Universidade Iguaçu, pós Graduanda em História e cultura Afro-brasileira e Africana pelo Instituto Nacional de Ensino de Belo Horizonte, Especialização em Formação Política pelo Instituto Maria e João Aleixo RJ em parceria com a Escola do Parlamento da cidade de São Paulo e professora da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro.

21964280850

Ver detalhes

Bábà Joel de Osàgíyan

Entardecer dos Ojás

Entardecer dos Ojás dia 09/11/24 às 14 horas Completo Cultural de Planaltina DF

61993176666

Ver detalhes

Romulo Corrêa

Santa Terra Morro da Gurita, lendas, mitos e rituais afrobrasileiros.

Documentário lançamento na plataforma Youtube do diretor em 20/11/24
"Santa Terra Morro da Gurita, lendas, mitos e rituais afrobrasileiros." (15 minutos)
De Romulo Corrêa

Ao assistir ao documentário "Santa Terra Morro da Gurita", os espectadores têm a oportunidade de mergulhar na história e na cultura desse lugar especial. Desde as lendas e mitos que o cercam , até as tradições e práticas de rituais de crenças afrobrasiileiras, que continuam vivas até hoje, o filme proporciona uma visão única e envolvente do Morro da Gurita.
Localizado na cidade de Divinópolis _MG, o Morro da Gurita é um lugar repleto de história e ancestralidade. Conhecido como o local de nascimento da cidade, o morro é considerado sagrado por muitos moradores e visitantes da região.
Em resumo, o Morro da Gurita é muito mais do que apenas um ponto geográfico na cidade de Divinópolis. É um local sagrado, repleto de significado e relevância histórica. O documentário "Santa Terra Morro da Gurita" é uma incrível oportunidade de explorar e compreender melhor a importância desse lugar único e suas conexões com a comunidade local.

Produzido e dirigido pelo cineasta divinopolitano Rômulo Corrêa, a reedição do documentário é realizado através da Lei Paulo Gustavo. Romulo Correa é um profissional preto e talentoso que viveu na Alemanha por 30 anos, onde trabalhou como maquiador artístico para filmes e moda por mais de duas décadas.
Aos 40 anos, decidiu ampliar seus horizontes e se formou como Video Jornalista.
Ao retornar ao Brasil há 5 anos, Romulo vem colaborando em diversos projetos, destacando-se principalmente em sua produção "Santa Terra Morro da Gurita” (documentário-15 minutos)recebeu apoio do Edital LPG Municipa/23 para finalização de obra e sua obra atua " O PEQUENO REI "(ficção) recebeu apoio do Edital LPG Estadual /23
Sua paixão pelo trabalho transparece em cada projeto em que se envolve.

37988281634

Ver detalhes

Fernanda Machado

2º edição Samba da Chegansa

2º EDIÇÃO SAMBA DA CHEGANSA

O evento é um marco dentro do município de Araucária onde a cultura de terreiro é invisibilizada, é um marco no combate ao racismo religioso e estrutural, é uma tarde inteira repleta de atividades todas vindas do povo de terreiro, bloco percussivo, samba de roda, comidas de àse, convidados da cultura preta local, e de outros estados. A idealização e realização é do Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca, no Ponto de Cultura Estudos e Memória Griô Samba de Biloca, situado na rua Professora Leonor Machado Busse, número 28, Bairro Thomaz Coelho - Araucária - Paraná - CEP 83707-050, a partir das 13h do dia 10 de novembro de 2024.
O Coletivo Cultural Sambadeiras de Bimba Filhas de Biloca nasce para visibilizar nossa Mestra Biloca (in memoriam), filha do saudoso Mestre Bimba, precursor da Capoeira Regional, para dar voz e visibilidade ao trabalho das mulheres que também são parte da construção do legado da Capoeira Regional.

41992215715

Ver detalhes

Mestre Cobra Mansa

Confluência afro-asiática

71991884190

Ver detalhes

Marcony Coutinho

Feijão de Ogun

O Feijão de Ogun saúda o orixá que abre os caminhos e reivindica os territórios livres

Em sua 21ª edição em 2024, o Feijão de Ogun novamente, estende-se por diversos espaços, debatendo políticas públicas para a população negra e fortalecendo a luta antirracista.
Com o tema: "Memória social à partir da maternidade e da cosmovisão africana", busca enfrentar o racismo em todas as suas estruturas e garantir a visibilidade dos povos e comunidades tradicionais de religiões de matriz africana, reivindicando espaço e respeito.

O Movimento Negro Unificado (MNU) e o Instituto Feijão de Ogun são os responsáveis pela organização do Feijão de Ogun, o qual, tradicionalmente se manifesta como um momento em agradecimento à Ogun, orixá da evolução e dos caminhos abertos. Nesta saudação, o feijão ofertado ao orixá se transforma também em uma ação de solidariedade: à partir de doações recebidas, em 2023, foram produzidos e distribuídos cerca de 800 marmitex para a comunidade do bairro Milho Branco e participantes presentes na atividade, realizada na quadra da Escola de Samba União das Cores, no mesmo bairro. Em 2024, o objetivo é ampliar esse número, chegando a 1000.

Iniciamos no dia 03 de março, o plantio do feijão que será utilizado no preparo da feijoada a ser distribuída durante o Feijão de Ogun e iniciamos as atividades deste importante evento para as religiões de matriz africana e para a população negra.

Novamente, este ano, visando ampliar os debates, fizemos três plenárias multitemáticas com convidados de várias cidades do Brasil:

Mesa: Maternidade, Raça e Ancestralidade
23/03/2024 - Anfiteatro João Carriço

Mesa: O Racismo e suas manifestações através da violência
13/04/2024 - Anfiteatro João Carriço

Mesa: Contextos sócio-históricos que sustentam o racismo
18/05/2024 - Anfiteatro João Carriço

Em Novembro, nos dias 09 e 10, celebrando os encaminhamentos e proposições destes debates, o Feijão de Ogun pretende ocupar espaços como a Praça Presidente Antônio Carlos, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e a Quadra da Escola de Samba União das Cores com diversas intervenções culturais que passam pela música, dança, teatro, exposição e exibição de filmes, fortalecendo assim, o cenário artístico de Juiz de Fora e região. A programação ainda inclui a Caminhada Juiz de Fora Negra, tour turístico pela cidade que resgata o histórico dos povos de origem africana que construíram nosso município e sofreram um apagamento na historiografia oficial.

Neste espaço, buscamos construir propostas que fortaleçam e ampliem a luta antirracista em nossa cidade e no Brasil. O evento é inteiramente sem fins lucrativos e construído com vários parceiros de diversos setores.

32988565149

Ver detalhes

Thereza Dantas

#NossaConciênciaNegra #LutaAntiracista

Divulgação diária de ações e atividades organizadas pelos povos e comunidades tradicionais, Poder Público, Legislativo e Judiciário que ampliem a compreensão da luta antirracista no Brasil.

24999896075

Ver detalhes

JUREMA MATOS SILVA

XIRÉ DE RUA

O coletivo realiza homenagens,roda de conversa,xire,samba de roda e caminhada.

75981724758

Ver detalhes

Anderson Eduardo Santos Lopes

Celebração Axé

A Celebração Axé é o Encontro de todos os Povos de Terreiros e Originários para conscientizar através do canto, da dança e todas as apresentações realizadas, a forma de dizer não ao Preconceito, não a Intolerância Religiosa.

75998100593

Ver detalhes

Silvia

Sarau afro movimento

O "Sarau Afro Movimento" é um projeto cultural de grande relevância, projetado para resgatar e difundir a cultura afro-brasileira por meio de manifestações culturais tradicionais. As atividades serão realizadas na Área de Lazer Edgar Balam, no Conjunto Habitacional Roberto Romano, uma região periférica da cidade, durante o mês de novembro, em luta e reflexão ao Mês da Consciência Negra.
Este projeto tem como objetivo fortalecer a identidade afro-brasileira e combater a invisibilidade dessas tradições culturais. Ao longo do mês de novembro, serão realizadas apresentações culturais de capoeira, hip-hop, maracatu, poesia marginal e samba. Cada apresentação será uma oportunidade de destacar e valorizar artistas locais, bem como as manifestações culturais afro-brasileiras presentes na região.

19993346146

Ver detalhes

Arestides lopes Maltez Júnior

ENCONTRO DAS N'DANJIS

O ENCONTRO DAS N'DANJIS TEM O OBJETIVO DE UNIR E AGREGAR POVOS DE TERREIROS DE TODAS AS NAÇÕES QUE POVOAM O NOSSO PAIS E TRAZER PARA A POPULAÇÃO A NOSSA CULTURA ANCESTRAL

75 99264 1740

Ver detalhes

Patrícia Wonglon Marques

Vozes da Tradição a Oralidade afro-brasileira para além dos Mitos

Rua Silvestre Zimmermann, nº 5.684
Linha Temerária, Nova Petrópolis
95163-000

51996200395

Ver detalhes

Àlábíyí Pereira

Noite da Consciência Negra: celebrando e reafirmando a identidade afro-brasileira

A "Noite da Consciência Negra: celebrando e reafirmando a identidade afro-brasileira" é um evento que promete trazer reflexões importantes sobre o enfrentamento ao racismo, valorização cultural e resistência das matrizes africanas. Reunindo expressões da cultura afro-brasileira, proporcionando um espaço pedagógico e de conscientização sobre a importância da luta antirracista e a valorização de identidades históricas muitas vezes marginalizadas.
A programação é envolvente e bem estruturada para promover não apenas o conhecimento, mas também a vivência e o fortalecimento de práticas culturais afro-brasileiras. Contando com a o lançamento de um documentário intitulado “Egbé Axé Limoeiro: memórias, saberes e resistência, a roda de conversa, degustação da culinária de Terreiro e apresentação musical que criarão um ambiente acolhedor para trocas significativas e reflexão. Sem dúvida, é um evento imperdível para quem se interessa por questões de Promoção de Igualdade Racial e Educação em Direitos Humanos.
É uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a influência africana e afro-brasileira na constituição sociocultural do país.
Será no dia 19/11, às 19h, na Rua Barão de Bonito, 160, Casa da Sereia, Limoeiro - PE.
A realização será da Egbé Axé Limoeiro, Terreiro da etnia Nagô-Ketu que tem se destacado na vanguarda de ações de Promoção da Igualdade Racial, Diálogo Inter-religiosos, Educação em Direitos Humanos e no Enfrentamento ao racismo na escola e para além dela.

81996645167

Ver detalhes

Gideon Boulting

GEOGRAFRIA DA AUSENCIA - EPISODIO AMAZONIA NEGRA

VINCIULACAO TELEVISUAL

21981033768

Ver detalhes

Ancestralidade Africana no Brasil

Lançamento da campanha: Tradições de Matriz Africana Contra o Racismo

O Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil, junto a parceiros institucionais e movimentos sociais, lançará no dia 12 de novembro, às 15h, diretamente da Fundação Cultural Palmares em Brasília", a agenda de ações de pessoas, coletivos, entidades e iniciativas que integrarem a Campanha Tradições de Matriz Africana Contra o Racismo, e você pode fazer parte!

1199999999

Ver detalhes

Tereza Luiza de França

"Celebrar Consciência Negra: Relações Étnico Raciais na Academia"

“CELEBRAR CONSCIÊNCIA NEGRA: RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS” - 100% gratuito, cuja inscrição será realizada na chegada.
Doação de 1kg de alimento não perecível. 

O evento será vivido com reflexões sobre Consciência Negra com foco nas Relações Étnico Raciais na Academia com a participação de representações de matriz africana, indígenas, movimentos sociais, grupos e núcleos, discentes, docentes e técnico-administrativo numa Roda de Diálogos sobre a relevância e o significado desse momento com indicações de propostas/encaminhamentos para continuidade concreta de ações/iniciativas no chão da UFPE.

Na abertura teremos a apresentação de Afoxé aos pés do Baobá. Em seguida, será realizada a Roda de Diálogos com a participações várias representações, Para encerrarmos com brilho e leveza poética teremos a palestra/poesias com a educadora, escritora, ativista dos Direitos Humanos, atriz, poetisa - Odailta Alves.

81991176191

Ver detalhes

Renilson Batista de Oliveira Rodrigues

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Centro Multicultural MARIA DA RUA apresentará O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Dia 20 de Novembro de 2024, na Rua Nossa Senhora do Carmo Do Janga, N:640, Janga, Paulista-PE ( DE 12 ÀS 22 H)

Idealizador: Renilson Batista de Oliveira Rodrigues, 34 anos. Líder Religioso: Jurema, Umbanda e Candomblé. Além das atividades religiosas pequenas , o CENTRO faz seis eventos abertos ao público: Bloco de Maria da Rua, (Fevereiro); Feijoada de Ogum, 21 de Abril; Coco dos Mestres, (Junho); Aniversário de Maria da Rua, 02 de Novembro; Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro; Natal Feliz, (Dezembro); Alguns têm datas fixas outras a combinar.

81983612441

Ver detalhes

Renilson Batista de Oliveira Rodrigues

Celebração dos 21 anos de Maria da Rua

A atividade aconteceu,na pousada Axé, Salvador-BA
No dia 02 de Novembro de 2024 ( das 12 as 23 h ) Celebrando os 21 anos da Entidade MARIA DA RUA. Apresentações e ritos com Roda de Samba da Bahia com a Jurema de Pernambuco.

81983612441

Ver detalhes

Mametu Nsumbu Messamburá (Lucy Lucas da Silva Chiata)

Exposição "Sonoridades de Matriz Africana" e Roda de Conversa <br />
Exposição "Singularidades Sócio Culturais" e Roda de Conversa

● Exposição "Sonoridades de Matriz Africana" e Roda de Conversa, abertura dia 09/11/24, às 11 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, SP: onde apresento uma instalação chamada "Entre Minkisi, Voduns e Orixás", que, através de esculturas de cerâmica, representa 18 energias da natureza ou divindades e 2 ancestrais brasileiros, um Boiadeiro (Caboclo de Couro) e um Indígena (Caboclo de Pena). E sobre a qual conversarei abordando a história e herança dos povos africanos traficados para o Brasil, sua contribuição na formação da identidade brasileira, bem como a cultura preservada pelos terreiros de matriz africana, espaços sagrados de resistência e combate ao racismo.
● Exposição "Singularidades Sócio-culturais", abertura dia 14/12/24, às 10 horas, no Espaço Hartãt - Acervo Indígena, Caraguatatuba, Litoral Norte Paulista, na qual apresentarei a obra "Iyami - Força Ancestral Feminina" e conversarei sobre a cosmovisão africana, o papel do matriarcado e empoderamento feminino no combate as desigualdades sociais e o racismo. Evento com a presença dos filhos da Inzo Kibela Zambiri, e palestra de Kassutemi (Robson Luiz Braz Chiata), o Tatetu da Inzo, sobre "Sonoridade dos Tambores Afro Brasileiros no Candomblé", com acompanhamento dos Tatas nos atabaques e degustação de comidas típicas do Candomblé, feitas pelas filhas da Inzo.
- Mametu Nsumbu Messamburá (Lucy Lucas da Silva Chiata, nome artístico Lu Chiata), tem 59 anos, casada, mãe de 5 filhos homens (todos do Santo). É Mametu N’dengue (mãe pequena) e Mametu na Inzo Kibela Zambiri, dirigida por Tatetu Kassutemi, seu esposo, um Candomblé de Caboclo, Nação Congo-Angola, raiz Goméia, no Sul de Caraguatatuba, Litoral Norte Paulista. Também é ceramista e integrante do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, que realiza exposições com base em pesquisas e estudos de culturas tradicionais.

12996599066

Ver detalhes

Carla Isabel Soares

Ancestralidade Viva

Divulgar a ancestralidade africana e afrodescendente

351931669391

Ver detalhes

EDSON SILVA BARBOSA

NOVEMBRO NEGRO DA AFAIA I - DOMINGO NA PRAÇA FAZENDO PIRRAÇA

I - Programação: Domingo na Praça Fazendo PIRRAÇA: Dias 02, 10, 17 e 24 de Novembro de 2024. Praça da República das 10h às 16h. BÀBÁ EDSON CATENDE é babalorixa da Nação Ketu, multi artista, advogado, pesquisador. militante do movimento social negro e dos Povos e comunidades tradicionais de matriz africana de Terreiro. A atividade ocorre na Praca da República, cidade de Belem do Pará, local onde muitos corpos negros foram enterrados durante o periodo escravocrata. Roda de Cantos e Diálogos com artistas negros e negras e lideranças de Terreiro e do movimento negro.

II - "QUE CONSCIÊNCIA NEGRA É ESSA": dia 28 de novembro das 14 as 18h. Roda de Diálogos com lideranças dos movimentos negros locais, escolas e Universidades Publicas sobre o dia 20 de Novembro. Acontece na Fundação Curro Velho Casa da Linguagem localizada na Av. Nª Sra. de Nazaré, 31 - Nazaré, Belém - PA, 66035-170. Belem, Pará.
III - XXI Edição do Troféu "ITA de ACOTIRENE A ZUMBI" Promovido pela AFAIA é a mais importante premiação concedida pelos povos e comunidades tradicionais de matriz africana de Terreiro do Pará (POTMAS) as pessoas e instituições que se destacam na luta ANTIRRACISTA. ACARAJE FEST com show e performance de Edson Catende, Joao da Hora, Afoxe Ita Lemi Sinavuru, Banda Afro Axe Dudu e convidados. Acontece no Espaço Cultural da ARAUARA - Pontão de Cultura da AFAIA das 20 as 24h .

Localizado no Conjunto Maguari Alameda NS 24, 86, Coqueiro, Cep 66823091. Belém-PA. Informações: . Afaia.ong.br. E-mail: afaiaong2@gmail.com.

91991207999

Ver detalhes

Pular para o conteúdo