Lançamento do filme Egbé Orum: família espiritual
Egbé Orun é uma divindade da cultura iorubá, proveniente da Nigéria, que diz respeito às nossas relações coletivas e comunitárias. Fazem parte da nossa Egbé Orun nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, parceiros amorosos e até inimigos. O documentário retrata a trajetória do Babalawo Rafael Araújo, líder espiritual do Ase Lofa Lokan, templo de culto aos orixás, situado na cidade de Cosmópolis-SP. Por meio desse entendimento de coletividade pensado a partir de Egbé Orun, Rafael, juntamente com sua família e seu filhos de santo, narra a sua própria trajetória, começando pela herança ancestral de sua avó Bernadete, vinda da Bahia, passando pelas cidades de São Paulo, onde nasceu, Campinas, até chegar em Cosmópolis. O documentário faz parte de uma iniciativa de organizar memórias da cidade de Cosmópolis a partir de pontos de vista não-europeus e não-hegemônicos, procurando valorizar as memórias negras da cidade.
11963267579
Um abraço Negro trás felicidade
Brasília Distrito Federal, Planaltina e Recanto dás Emas às 15:00 há 17:00 realizar uma oficina de pintura e desenho a mão livre. Mãe Gui, Pai Aurélio de Oxossi
61995038115
AXÉ E SAMBA: SAUDAÇÃO AO ZÉ PILINTRA.
A IMPORTACIA E A REALIZADORA EVENTO: O 2° EVENTO organizado pelo Templo Águas de Oxum – TAOX ( CENTRO CULTURAL ESPIRITA E UMBANDISTA DE PARAUAPEBAS), é um evento significativo que reflete a crescente valorização das tradições africanas na região e o povo afrodescendentes. Templo fundado em 2016 sob a liderança da mãe Vanessa situado na Rua C, 251- bairro: Cidade nova – Parauapebas/PA tem sido um espaço de acolhimento e promoção da espiritualidade afro-brasileira. Desde sua fundação, o Templo Águas de Oxum tem se destacado na promoção de eventos que fortalecem a cultura e a religiosidade de matriz africana e ao povo afro de nossa localidade, buscando romper com estigmas e preconceitos. O evento de 2024, em particular, surge em um contexto em que a luta contra o racismo e a valorização da ancestralidade são cada vez e mais urgentes.
O evento que acontecerá no dia 23 de novembro de 2024 em alusão ao DIA NACIONAL DA CONCIENCIA NEGRA que é comemorado todo ano no dia 20 de novembro de acordo com a (Lei 12.519/2011).
TEMA: “AXÉ E SAMBA: SAUDAÇÃO AO ZÉ PILINTRA.”
O evento irá contar com artista locais, incluindo várias apresentações culturais CANTORES BETO DI MAYO TRAZENDO SAMBA DO SEU ZÉ, BANDA ZIMBA CARAJAS E APRESENTAÇOES CULTURAIS COM GRUPO FILHOS DE ORIXÁS, dando início ás 12;00 no dia 23 de novembro de 2024 no - TEMPLO AGUAS DE OXUM,(CENTRO CULTURAL ESPIRITA E UMBANDISTA DE PARAUAPEBAS/PA) localizado na Rua C, 251 -cidade nova – Parauapebas/pa.
94984486675
Roda de conversa: " Homem de Axé, sua saúde é muito importante "
No dia 24/11/2024 às 20h, eu Nengawa Sílvyá D' Nzazi, coordenadora Renafro Saúde núcleo Araraquara/SP, liderança do terreiro de Umbanda Caboclo Machu-ma e Caboclo Girador Das Matas-Pai Nago de Aruanda e Vovó Cambinda ( Quilombo Urbano Acotirene, desde 1975), Especialista em Direito Processual Civil e Mediadora Extra judicial, estará realizando a primeira roda de conversa sobre a saúde do homem de Axé e Saravá, com o objetivo de dar voz aos homens negros que passam por racismo nas instituições de saúde, por sua cor de pele e sua opção religiosa. Tbm serão ouvidos e acolhidos, homens de axé de outras raças. Teremos palestras, diálogos e ajeum coletivo .
As mulheres de axé estão convidadas para essa roda de conversa, podendo levar informações importantes para seus ascendentes, descendentes e amigos e conhecidos!
Racismo adoece e mata !
Ubuntu!
16 992554137
Direito dos povos de terreiro: sobre patrimônio material e imaterial
Local: Terreiro de Mina Dois Irmãos – Passagem da Pedreirinha, 282 – Guamá, Belém – PA
Dia 14 de novembro
Entrada gratuita sem retirada de ingresso.
Pedimos gentilmente que, para respeitar a tradição e o ambiente sagrado, não compareça com roupas pretas, curtas (bermuda, saia e vestido curtos), decotadas e calça apertada.
O encontro aborda o valor material e imaterial dos espaços de terreiros e suas manifestações culturais oriundas dos movimentos ancestrais negros, que se apresentam por meio de festas e também nas suas relações com os alimentos, a coletividade, o pensamento e a história. Contando com a participação de representantes de diferentes terreiros, do governo e de estudiosos, as discussões tratam da importância das políticas públicas para reconhecer esses espaços como um bem para a sociedade, local e nacional, e mostrar como essa malha ancestral carrega conhecimento oral, religioso e histórico transmitidos entre gerações.
Participantes: Pedro Neto, Mãe Eloísa, Ivanir dos Santos, Pai Amilton
Mediação: Daniel Faggiano
11959943257
20 de novembro,roda de conversa, apresentação de capoeira, maculelê e samba de roda em São Francisco Xavier em São José dos Campos.
No dia 20 de novembro as 15:30 o projeto ginga em parceria com a associação cultural desportiva de Jacareí vai participar do evento em São Francisco Xavier em São José dos Campos com roda de conversa, apresentação de capoeira, maculelê e samba de roda.
12981768632
20 de novembro - Dia da Consciência Negra
20 de novembro - Dia da Consciência Negra
Igualdade, Solidariedade e Respeito
O coletivo Na Subida do Morro é Diferente convida para a celebração do Dia da Consciência Negra!
Vamos exaltar a ancestralidade, a resistência e a arte da nossa comunidade negra, com uma programação especial e gratuita. Vem fazer parte dessa experiência cultural única, cheia de expressão e diálogo! ✨
️ Data: 20/11/2024 (quarta-feira)
Local: Quadra da nova escola
Rua Balbino Pereira, nº 232
Zabumba - Ilhabela/SP
PROGRAMAÇÃO
Banquete solidário: 16h30
Contação de histórias com Fabi Cortês - Kombiblioteca: 17h
Oficina de dread com Igor Dread Maker: 17h30
Poesias: 18h
Roda de conversa + premiação: 18h30
Batuque afro: 19h30
Baile Charme + Caixa Allta: 20h
Breaking com Neguinho: 21h
Desfile+ DJ Kost e DJ Naja: 21h30
Camarada Janderson: 22h
12991553252
Encontro virtual Aprovação do PL 1176/2011 (Lei das Mestras e Mestres do Brasil) é um passo na luta antirracista
O Pontão de Cultura RCPT convida a todos para um encontro sobre a urgência da Aprovação do PL 1176/2011 como um passo na Luta Antirracista no Brasil. As "lutas por reconhecimento" são uma das tendências da política contemporânea, e no Brasil, ganham maior visibilidade a partir das propostas de ações afirmativas.
No bate-papo, as presenças das mestras Iara (MG) e Fernanda (PR), mestre Gil (SP), a educadora Cleane Silva (CONAQ/Piauí), o brincante pernambucano, Fábio Santos, e mediação da Thereza Dantas.
Participe do CHAT AO VIVO e tire suas dúvidas
️ 21 de Novembro, quinta-feira, 19h
Deixe seu curtir no nosso canal !
24999896075
não iremos ter ação porque somos um grupo pequeno, mas iremos replicar os materiais de vocês
não iremos ter ação porque somos um grupo pequeno, mas iremos replicar os materiais de vocês
95981170784
Vídeoclipe "Cabelos de Oyá coroa mais bonita não há"
". Esse vídeo é baseado na obra literária "Oyá- a menina que conquistou os ventos" do escritor Bruno Rodrigo. No clipe, Oyá uma menina negra tem seus cabelos soltos por um passarinho do “Bem” e dessa forma ela brinca e rodopia em rodas e com mais crianças entre outros elementos. Um grito de liberdade para mostrar para as meninas e meninos negros o que é se sentir bem e seguro com seus cabelos do jeito que são.
Cris Silva é contadora de histórias, cofundadora do Bem-te-conto e produtora cultural. Já produziu 2 livros com a temática da Africanidade e Afrodescendência "Oyá a menina que conquistou os ventos e Erê O menino e o Tambor" os dois do escritor Bruno Rodrigo . Agora a partir das atividades principalmente com o livro da Oyá veio a produção de um vídeoclipe africano. Cris Silva é ativista literária e é divulgadora da Lei Federal 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da africanidade e afrodescendência nas escolas de todos os seguimentos de ensino no Brasil. Assim ajuda professores a compreender a temática e utilizar o dia a dia das salas de aula para diminuir o preconceito e tornar as escolas um lugar mais acolhedos para meninas e meninos negros do nosso país.
37 99807-9566
Festival Artes Negras
1° Festival de Artes Negras Kambada's Uma Celebração de Artistas Negros periféricos com vertentes musicais provenientes do povo negro, rap, rock, soul, capoeira e ijexá de influência africana direta. Além de expositores negros com saberes passados de geração a geração.
Realização: Coletivo Kambada's Aquilombamento e Cultura
Local: Kambada's Bar, Estrada Prof Laudelino Alves Ferreira, 760, Vila Eliza, Franco da Rocha SP
Horário: Das 15h às 23h
11988887800
Obadará - Contos e vivências
Centro Cultural Obadará apresentar: Contos e vivências - Abertura da semana da Consciência Negra
Dia 18 de novembro as 20h
Endereço: Travessa Hiroshima, 17 São Joaquim Araçatuba SP
A contribuição das culturas de Matrizes Africanas na formação da identidade brasileira em contos, histórias, musicalidade e resistência.
(18) 99763-1594
Encontro de Tambores
Clube só Areia.20/11/2024. Ponto de cultura Oxalá meu pai. GNPR.Unegro.Associaçao dos umbandista de bacabal
99981029267
Egbé cultural uma herança ancestral (conservado através da cozinha,vestes,toques,danças,lutas. )
Acontecerá no sábado às 14 até às 18 horas a princípio preciso confirmar o endereço.
6198341-4865
Marcha da Consciência Negra- Guarulhos
A 19ª Marcha da Consciência Negra acontece no dia 20 de novembro. Ela ocorre em alusão a resistwncia e força de Zumbi e Dandara dos Palmares e sua concentração será a partir das 9 horas no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima, próximo à praça dos Estudantes (Centro de Guarulhos). O tema deste ano é: “Guarulhos Contra o Racismo: Pela Efetivação das Políticas Públicas Antirracistas"!
Ela percorrerá as principais ruas centrais, passando por importantes pontos históricos da presença negra na cidade, como a rua Nossa Senhora Mãe dos Homens (Pretos), o busto da Mãe Negra (praça Getúlio Vargas) e a rua Doutor Luiz Gama - o patrono da abolição da escravidão no Brasil, que foi advogado, abolicionista, jornalista e escritor.
O cortejo passará também pela Igreja Nossa Senhora do Rosário Mãe dos Homens Pretos e São Benedito e finalizará o percurso na rua Dom Pedro II, na marc escura no chão construída com tijolos pretos que demarca o local da primeira igreja dos pretos.
11990212772
N'Goma (Samba de Caboclo)
No dia 24 /11/2024 local: Praça do Mirante bairro Serraria Diadema SP
11 952149220
BRASIL E ÁFRICA: DOIS POVOS “UMA HISTÓRIA”
⦁ Oferecer Cultura através de Contos de Orixas , onde se faz presentes nessas histórias a vida dos Orixás na Terra, dando o entendimento do porque da liturgia das danças ritmadas pelos atabaques e os canticos e suas expressões
⦁ Oferecer Curso Básico da Lingua Yorubá, lembrando que esta língua provem da junção de cinquenta e dois ( 52 ) idiomas de um País chamado Nigéria, dos Povos da cultura Nagô respresentada até os dias de hoje em versões Arcáica e contemporânea
⦁ A Egbe ( comunidade ) Egbe Asé Omo Ayrá já vem fazendo esse trabalho há 12 anos ,desde o periodo de março do ano de 2012 em sua Sede em Taboão da Serra
⦁ As Danças Sagradas e o Barulho dos Atabaques são uma expressão milenar que transcende fronteiras culturais, unindo povos em uma dança e sons harmoniosos que vai muito além do simples movimento físico. Originárias de diversas tradições espirituais ao redor do mundo, essas danças e sons têm desempenhado um papel significativo na promoção da paz.
Objetivo Geral
⦁ Oferecer iniciação a Cultura musical, danças e sons instrumentais para crianças, adolescentes e adultos em contexto de vulnerabilidade social ou não.
⦁ Pensando no Coletivo todas as ações sempre são divulgadas Formando pessoas sempre sem apoio ou incentivo seja Publico ou Privado , mas lembrando que o Prédio precisa de Manuntenção hidráulica, Elétrica, Higiênico e Estrutural
⦁ Também pensando no Coletivo entendemos temos uma grande demanda com Locação do Espaço, Alimentação, Professores, Instrumentos, Produtos de Limpesa, Higiêne tanto pessoal quanto do local
11947256982
Ciclo de Atividades "Aquilomba"
O Ciclo de Atividades Aquilomba é um evento promovido pelo NEABI do IFPR - UVA e realizado durante o mês de novembro, por ocasião do dia da consciência negra. Trata-se de uma ação que visa promover a reflexão, celebração e conscientização sobre as heranças culturais afro-brasileiras, além de propiciar debates acerca das questões contemporâneas da comunidade negra. O ciclo integra um conjunto de atividades regulares, coordenadas pelo NEABI local, que visam estimular a discussão profunda sobre o racismo estrutural, a igualdade de oportunidades, a valorização da cultura negra.
Das 8:00 às 15:00
Local: Av. Paula Freitas, 2800 - São Braz, União da Vitória - PR, 84603-580
Palestra " Racismo e Políticas Públicas e Oficina "Literatura negra - brasileira ", com Fernando Alves de Christo, formado em História e Gestão Pública, Pós - Graduado em Filosofia, Sociologia e Filosofia e Mestre em Ciência Política.
12991408230
Roda de conversa sobre Pontos de Cultura para Comunidades Tradicionais de Matriz Africana
Pai Lula realiza roda de conversa sobre Pontos de Cultura para lideranças de Comunidafes tradicionais de matriz africana da cidade de Itajuipe, no dia 21 de novembro, às 15h, na Casa da Cultura
73 99111 7096
ALOISIO (MUMU) - DIRETOR DE CULTURA CONVERSA SOBRE SAMBA, CULTURA E CONSCIÊNCIA NEGRA.
Dia 20/11 a Rádio Balada Litoral, as 19hs, recebe o Diretor de Cultura de Cubatão, Aloisio Mumu para um bate-papo sobre Samba, Cultura e Consciência Negra. - https://www.facebook.com/alsocaju
13 988364790
Webinar: EXU - nem Santo, nem Diabo! Descontruindo estereótipos e quebrando preconceitos.
Webinar: EXU - nem Santo, nem Diabo!
Descontruindo estereótipos e quebrando preconceitos, explicando as interpretações de Exu em diferentes tradições religiosas.
Detalhes do Evento:
Data: 27/11/24 das 20h às 21h30
Plataforma ZOOM
Palestrante: Bábà Boro - cultua os Orixás a mais de trinta e cinco anos, iniciado no Candomblé Ketu, vivenciou este axé por 18 anos. Desde de 2005 é devoto e Sacerdote do Culto Tradicional Iorubá, precursor do culto a Ifá em Brasília.
(61) 99811-3168
Seminário Olhares Negros
Seminário Olhares Negros trás diversos momentos de reflexão sobre temas diversos no Olhar da Negritude e das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.
As atividades serão de 21 a 25 de Novembro em diferentes locais da cidade de São Vicente.
13997936904
PROPAGASOUND CONSCIÊNCIA NEGRA 2024
PROPAGASOUND - Ruffneck Sound System
Consciência Negra
QUARTA 20 NOV - 15h às 22h
GRÁTIS @ Sala dos Toninhos
Em 20 de nov de 2015 celebrando o dia de Zumbi dos Palmares, Consciência Negra, acontecia a primeira edição do PropagaSound na plataforma da Estação Cultura de Campinas. Em 20 nov 2024 comemoramos 9 anos de PropagaSound e entramos no décimo ano do projeto, preparando os caminhos para 2025.
Venha e convide uma amizade!
19993115462
Xire de rua
2 xire de rua da cidade de Dias D'Ávila,será no dia 26 de novembro da 2024,as 17h,na praça central,com a apoio da prefeitura, coopir e grupo ALÁFIA ( grupo de religião de matriz africana)para resgate de cultura e tradições da nossa religião
71981846357
Festival Zumbi Vive
Festival Zumbi Vive
> ️ Dia Nacional da Consciência Negra
Confira a programação
No dia 20 de novembro, o Pontão de Cultura Balaio Maranhense, os movimentos sociais do campo e da cidade homenageiam Zumbi dos Palmares, reforçando a importância de combater o racismo e a desigualdade social. Essa data é um marco na luta por uma sociedade com justiça social, celebrando o legado de resistência e liberdade deixado por Zumbi e pelos movimentos negros.
O Festival Zumbi Vive convida você a celebrar essa história de coragem e a valorizar a rica cultura afro-brasileira. Vamos juntos reconhecer as contribuições históricas e artísticas que moldaram nossa identidade nacional, unindo forças para fortalecer os laços de solidariedade e luta.
E o melhor: teremos apresentações culturais de artistas incríveis do Maranhão! Rosa Reis, Mestre Roxa, Mandigueiros do Amanhã, Bloco Akomabu, Joazinho Ribeiro e amigos, Tambor de Crioula Filhas de São Benedito, Malverick, Marco Gabriel, Patrícia Medeiros, Chico Nô, Aziz Junior, Rauni e DJ Pedro Dreadlock esperam por você para uma noite de união, arte e resistência.
Data: 20/11 | Horário: 16h
Local: Armazém do Campo - Rua de Santaninha, 418 - Praça Deodoro.
98991817509