"Acervo Renato Pascoal : a casa do Mundo Novo" na Exposição Matéria Prima do Museu Janete Costa de Arte Popular
Esta ação se traduz por meio da seção que expõe parte do acervo que compõe a Casa do Mundo Novo, “casa-instalação”, obra de Renato Pascoal na exposição "Matéria Prima" no Museu de Arte Popular Janete Costa. "A mostra reúne 120 obras de 18 artistas populares que exploram a criação artística a partir de materiais descartados e reflete sobre o consumo e o valor daquilo que consideramos descartável". Uma parte significativa da obra de Renato Pascoal o coloca entre eles. A exposição será aberta no dia 27 de novembro, às 18 h, estendendo-se até 27 de abril de 2025, com um público estimado de 1000 pessoas por mês, que terá contato com essa obra e o texto que a apresenta, no qual a identifica como ação na campanha "Tradições de Matriz Africana Contra o Racismo”. O museu funciona de terça a domingo de 10 às 17h e está situado à rua Pres. Domiciano, 178, no bairro do Ingá, na cidade de Niterói, RJ. A gestão e o compromisso de conservação e de ativação da obra de Renato Pascoal é realizada pelo grupo "Acervo Renato Pascoal : A Casa do Mundo Novo", coordenado por Maristela B. França (sociolinguista - Grupo PRINT-UNIRIO) e, nesta ação, em conjunto com Henrique Porto (promotor cultural e estudante de Museologia - UNIRIO), Alan Costa, Gabriel do Espírito Santo, Girlan Gomes, Ivan Grangier, João Henrique Fonseca, Julia Faria, Maria Fernanda de Barros (estudantes de Museologia - UNIRIO) e Isis Tulani (estudante de História da Arte - UFRJ). A equipe foi constituída, quase um ano após a partida de Renato, com a finalidade não somente de divulgar seu trabalho, como também de atualizar a "Casa do Mundo Novo" em sua vocação de lugar de processos educativos, de memória social, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a a luta antirracista e de educação ambiental crítica, com ênfase na sustentabilidade como fator de sobrevivência do ser humano no planeta. Como primeira ação educativa e de divulgação realizamos a primeira exposição de parte dessa obra na UNRIO, entre junho e julho de 2024, com a visitação de cerca de 700 pessoas entre adultos e crianças de escolas. A partir dessa primeira, o grupo recebeu o convite para estar entre os 18 artistas da exposição que ora se inaugura no Museu Janete Costa de Arte Popular. A curadoria de Jorge Mendes e a equipe do museu escolheu trazer para este espaço as obras mais significativas de sua criação dentre várias que apontam para a “trajetória-manifesto” do artista que, a partir de elementos de tradições de matriz africana, constitui conjunto de referências fundamentais na luta antirracista e de preservação do meio ambiente, contribuindo para a história da arte contemporânea de reutilização de materiais.
Ancestralidade e origem são princípios que ligam a arte viva de Renato Pascoal aos seus ancestrais e sua relação de respeito à terra, à fauna e à floresta. Renato Pascoal, o multiartista do Mundo Novo, com sua dança, seu canto, seu tempero, sua atuação no cinema e sua “arte-axé” deixou um legado de gentileza e força transmitido por meio das obras que compõem a Casa do Mundo Novo, bem como por meio de seu modo de vida que conectou e inspirou muita gente. Assim, participar ativamente da campanha colaborativa “Tradições de Matriz Africana Contra o Racismo”, iniciativa do Pontão de Cultura Ancestralidade Africana no Brasil, iniciada no mês de novembro de 2024, divulgada pelo Canal PensarAfricanamente, é uma oportunidade que evoca gratidão e entusiasmo para a continuidade do projeto.
21992627931
Apresentação Artística de Contação de Historias: " A Mitologia dos Orixás ".
Ressalto que esta Atividade foi feita no Ano de 2024, no mês de Novembro, e pretendo continuar / realizar novamente integrado ao Calendário da Referida Campanha. A Apresentação é voltada para os Alunos de Quartos e Quintos Anos do Ensino Fundamental.
A Apresentação Artística de Contação de Historias: " A Mitologia dos Orixás ", será uma Atividade Artística Teatral voltada para os Alunos de Quartos e Quintos Anos do Ensino Fundamental, da Escola Emef Monsenhor Celso ( Pederneiras / Sp). O Objetivo da Atividade é fortalecer a Campanha das Tradições de Matriz Africana Contra o Racismo e Trabalhar de modo efetivo a Lei 10.639/2003 em relação aos Currículos Escolares Municipais.
As Apresentações serão realizadas na Emef Monsenhor Celso ( Pederneiras / Sp) no dia 20 de Novembro de 2025, as 10:00 Horas da Manhã, para Alunos da faixa etária de Quartos e Quintos Anos.
A Apresentação será feita pelo Professor de Educação Artística Pedro Henrique Pamplona Silva. Segue abaixo a descrição de seu currículo:
Pedro Henrique Pamplona Silva, possui formação em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade do Sagrado Coração, Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, cursou Radialismo pelo Senac -Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial , também é Pós Graduado em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pela Universidade Cândido Mendes e Pós Graduado em Gestão Escolar pela Instituição - Faculdade Faveni. Além dos referidos Cursos e Formações, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos . Trabalha e Atua como Escritor, Ator, Contador de Histórias, Pesquisador, Produtor Cultural, Professor e Arte - Educador na Rede Pública de Ensino da Prefeitura Municipal de Pederneiras /SP. Participa ativamente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, ocupando o cargo de Conselheiro Titular Representante das Artes Cênicas, respectivamente também participa do Conselho Municipal de Educação, ocupando o cargo de Conselheiro Titular Representante dos Professores da Rede Municipal, e ainda, integra o Comitê Gestor Intersetorial para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância. Além dos referidos Conselhos, também atuou e participou ativamente do Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, ocupando o cargo de Vice Presidente e Representante Titular dos Professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Pederneiras /SP. Paralelo as Áreas de Atuação citadas, colabora e participa ativamente do NIASE - Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa ( Universidade Federal de São Carlos)
Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4379356451010880
14 99755 4666
PRETIIFRO - Feira Afro Centrada
PRETIIFRO - Feira Afro Centrada e uma iniciativa que busca criar um espaço de valorização da cultura afro brasileira, destacando a importância do empreendedorismo dentro das comunidades afrodescendentes.
Preticomitê, um coletivo que busca reafirmar nossa negritude, no combate a todos e qualquer forma de preconceito e a turma de gestão comercial que está realizando como projeto de extensão para conclusão de curso .
69 9 99279 0397
Prêmio Dahomey
O Prêmio Dahomey sera realizado no dia 17 de novembro de 15 as 22h ,na Pousada Kitesurf no bairro da Rasa .Esta homenagem será a algumas adeptos da religião de matriz africana que não se escondem em defesa a liberdade religiosa e os que nos apoiam na garantia dos direitos constituídos ao culto .
22-992762018
RITMOS DO CANDOMBLÉ - Workshop de Musicalidades de Terreiro
Com muita força de vida e alegria que apresentamos a oficina
Ritmos do Candomblé
com Iuri Passos @iuripassos10 ,
Alagbê do Terreiro do Gantois e Mestre em Etnimusicologia , idealizador do Projeto Social Rum Alagbê e autor de diversos materiais didáticos sobre ritmos afro-brasileiros.
Iuri Passos apresentará sua metodologia de ensino percussivo do Candomblé, focada nos ritmos Daró, Agèrè, Vasi, Alujá e Ijexá, com o objetivo de ensinar técnicas percussivas afrobaianas e candomblecistas.
A Oficina acontecerá no dia 27 de novembro, às 19h no Centro de Dança do Distrito Federal @centrodedancadf .
As inscrições serão feitas via formulário do Google Forms, o link está na bio do perfil.
Investimento
Ideal: R$ 50,00
Abundante: R$ 75,00
Idealização e Realização
Afrontasia
@afrontasia
Produção:
KITANDA Cultura de Terreiro
@kitanda.culturadeterreiro
Apoio:
Groove do Bem
@groovedobem
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal
@sececdf
Centro de Dança do Distrito Federal
@centrodedancadf
https://www.instagram.com/reel/DBGuRK_vAdz/?igsh=MTZnenN3NDhqbWIydw==
61992388639
Caminhada das culturas populares e tradicionais
A Caminhada das culturas populares e tradicionais acontece dia 15 de novembro em São Raimundo Nonato, saindo da praça do abrigo até a praça do bairro Gavião, onde acontece o III Encontro de Terreiros. Participam da caminhada, grupos de cultura popular e terreiros de umbanda
89981035276
Cortejo Fulôs do Pé Vermelho (Maracatu de Baque Virado) + Convidados.
Pelo 4° ano, o grupo de maracatu de mulheres "Fulôs do Pé Vermelho” sairá pelas ruas de Pradópolis/SP em cortejo, ecoando a voz e a força nessa luta pela valorização do povo negro e de combate ao racismo.
A ação terá como ponto de encontro a Casa das Culturas “Olinda Viana de Souza”, sede do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores, e o cortejo seguirá até a praça principal do bairro Jardim Bela Vista.
Neste ano, contaremos também com a participação do Mestre Borracha (Capoeira Raízes da Iúna), como também alunas e alunos do projeto Jovens Pesquisadores.
16991280529
Cortejo Anual Afoxé Ewe
O Ile Ase Logum Cetomi possui um Afoxe,
desde 2004, o Afoxé Axé Ewe, com oficinas
de dança afro, percurssão e samba de roda,
aberto tanto para a população do Areal
quanto para outros templos de matriz
africana. O grupo nasceu a partir do desejo
de algumas pessoas que já faziam parte da
luta pela valorização e preservação da cultura
do negro. O terreiro se tornou um ponto de
cultura negra, sendo reconhecido pelo
Conselho de Defesa dos Direitos do Negro
(CDDN) em 2008, pelas atividades culturais,
assistenciais e educacionais propostas pela
entidade
+55 61 8327-9703
Encontro Mensal "O futuro é ancestral" / Letramento Racial
Encontro mensal visa ensaios do coletivo com letramento racial e roda com nossas Agbas.
61995228796
Awo Odé 30 anos
Encontro / celebração de 3 décadas de iniciação do alabê Odé, no dia 23 de novembro de 2024, sábado, em seu território sagrado Abaçá d'Osún, tradicional terreiro de Candomblé localizado em Ribeirão Pires. Teremos um AJEUN especial, um conversatório e um breve Xirê. A partir das 13 horas.
Tod@s convidad@s. Interessad@s, favor confirmar presença no e-mail artedepia@gmail.com.
não possuo / utilizo
Mulher Negra na Política, Capoeira em Debate, Mitos das Yabás, Juventude no Candomblé
Nos dias 04,11,18 as 18h na Associação a Voz do Povo/ Cosme de Farias, Roda de conversa 1⁰ Mitos das Yabás com Jocenice Guimarães egbomi Jô de Yemanjar da Casa Branca, 2⁰ Capoeira em Debate com Dr.Cláudio Fonseca egbomi do Opo Afonja, 3⁰ Mulheres Negras na Política com Janda Mawusi equede do Bogum, coordenação da jornalista e antropologa/yawo do Opo Afonja Fran Martins e líder comunitária Buguelo ambos foram candidatos a vereador/a de Salvador tem trabalho Comunitário e de ativismo anti racismo.
71 99665-9926
Congresso Internacional de AfroEducação, solidário e criativo
Congresso Internacional de AfroEducação
de 15 a 17 nov 2024, AfroEscola, ABC paulista
O título é pomposo, mas a proposta é bem simples. Um encontro para seguir conversando e articulando nossas ideias / ideais de "outros mundos possíveis", de maneira solidária e criativa. Já é a quarta edição - 2016 em Tanti (Argentina), 2017 aqui no ABC e 2020 virtualmente - e desta vez anunciamos que abriremos o convite / "as matrículas" para que algumas famílias e suas crianças estejam conosco nessa construção comunitária a partir do ano de 2025.
Faremos uma série de atividades no próximo fim de semana. Para 10 pessoas interessadas, abrimos a possibilidade de uma imersão aqui em nosso espaço sociocultural de Santo André, mediante inscrição antecipada no e-mail artedepia@gmail.com. Mas quem quiser também pode escolher e participar das vivências de forma pontual. Tod@s convidad@s!!!
Vamoquevamo que o momento é muito especial e significativo para nós. Estamos muito FELIZES e ORGULHOS@S com esse processo...
não possuo / utilizo
Conscientizar através do cinema
Participe do 8º Cinema Comentado dos Grupos Alforria e Arerê!
️ Filme: Do Meu Lado
Tema: Intolerância Religiosa
Data: 21 de novembro
Horário: 19h
Venha assistir e debater esse tema tão importante conosco! Todos são bem-vindos para essa reflexão e troca de ideias. ✨
#CinemaComentado #GruposAlforriaEArerê #IntolerânciaReligiosa
31985888079
Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito
A Lavação das Escadarias da Igreja do Rosário é uma cerimônia interreligiosa que acontece no Largo da Ordem, em Curitiba, para homenagear o Dia da Consciência Negra. A cerimônia é realizada com flores, batuques e cantos de origem africana e é precedida por um culto interreligioso para pedir tolerância entre as crenças. A cerimônia é seguida por um cortejo até o Pelourinho de Curitiba.
(41)98440-7961
Linha Preta
A Linha Preta é um roteiro turístico em Curitiba que tem como objetivo principal valorizar e dar visibilidade à contribuição negra na construção física e social da capital paranaense, bem como apresentar referências históricas e culturais da sua existência e colaboração para a construção da nossa capital.
(41)98440-7961
Coco-de-roda com Batucada de Varanda no Sesc Caxeiral / Piauí.
O grupo feminino de percussão “Batucada de Varanda” é originário do encontro de mulheres apaixonadas pelo ritmo do coco-de-roda no povoado de Barra Grande em Cajueiro da Praia/PI. Nesta apresentação de músicas, o grupo traz toda a energia da cultura popular nordestina afro-indígena.
47999838349
Xire de Conversa
Será uma roda de conversa com os alunos e professores da UFRRJ.Com a aluna Andreza Ramalho da Silva Fernandes do curso Lec, que tbm é coordenadora do grupo Liberdade e Fé.Membros estarão palestrando sobre vc vários assuntos referente aos povos Tradicionais.
21992557379
Troféu Dandara - Rainha da Resistência
O Instituto Fepnes realizará no dia 29/11/24 às 19hs no Espaço Caminhos do Sol, ao lado do Tiro de Guerra- Cachoeiro de Itapemirim, ES a celebração do Novembro Black, Troféu Dandara - Rainha da Resistência um evento realizado anualmente pelo Núcleo de Cachoeiro para premiar grupos e pessoas pretas que promovem o protagonismo da População Negra no município em diversas áreas.
28 99985-5007
KUENDA - Negritude LGBTQIAP+ e movimentos sociais
O Novembro negro pede uma edição especial do Kuenda! E essa edição está mais que especial, é necessária!
Convidamos todos os pretos/as/es LGBTQIAP+ para participar do nosso terceiro encontro, que terá como tema: NEGRITUDE LGBTQIAP+, vamos jogar na roda o que nos constitui enquanto pretos dissidentes. Falar sobre a movimentação, o reconhecimento e os desafios que cercam e envolvem a juventude negra Igbtqiap+, nossa cultura e como esses caminhos de encontro às nossas identidades por vezes se esbarram na construção dos movimentos sociais.
Teremos representantes de movimentos sociais negros e LGBTQIAP+ que se comprometem com as discussões sobre justiça e igualdade racial e a interssecionalidade disso com a juventude, que muitas vezes tbm é LGBTQIAP+.
Abordaremos esse tema dentro das construções dinâmicas das comunidades tradicionais de matriz africana.
No dia 27/11, última quarta-feira do mês,
Horário: 19h15
Local: @distritodrag, setor comercial sul, Brasília DF
Organizadores: AFUANA - Vivências LGBTQIAP+ de terreiro, coletivo voltado ao acolhimento e defesa dos direitos de pessoas LGBTQIAP+ pertencentes às religiões de matriz africana
61981609581
Ubuntus - sou quem sou , porque somos todos nós
De 15 a 16 de novembro de 2024, na cidade de Belém do Pará, ocorrerá o evento UBUNTU-SOU QUEM SOU, PORQUE SOMOS TODOS NÓS.
Serão realizadas oficinas de dança afro, carimbó, capoeira e maculelê, além de uma feira afro-empreendedora. Dentro das oficinas serão abordados elementos que nos auxiliam no combate ao racismo e racismo religioso. As ações deste projeto são mediadas por mulheres pretas e pessoas LGBTs.
O local específico será na estação cultural de Icoaraci.
91982562246
Ativação psico-fisica ancestral
Dia: 29/11/2024, sexta-feira às 7h no Arpoador, https://maps.app.goo.gl/qcxYRL5EwiNZgNWt9, teremos uma prática psico-fisica ancestral em comemoração a afrobrasilidade.
Venha reconhecer sua potência, se reconectar com sua essência e agradecer toda a prosperidade que te habita, abrindo espaços para o inimaginável que te aguarda em abundância. Prática de yoga que trabalha 3 pilares: Meditação, posturas e relaxamento.
21999550410
Raízes e Vozes:” Construindo identidades negras em busca da verdadeira história”
será um encontro para celebrar a cultura negra e fortalecer a nossa identidade. Uma roda de conversa com convidados especiais sobre temas como racismo, história da África, autoestima negra e muito mais.
Teremos como convidados:
Naira Lira: Atriz, Mestra em Teatralidades Negras pela UnB 2021, com foco em produção cultural e acessibilidade social.
Jairo Pereira: Poeta, artista visual e cineasta, com uma grande comunidade de 140 MIL seguidores e um dos fundadores da Banda ALÁFIA.
Mandy Assis: Apresentadora do podcast PLUGADO com Felipe Almeida, o Programa AFFAIR no youtube, e embaixadora da Academia de Miss 2024, REVISTA VIP.
Data: sexta-feira, 8 de novembro.
Horário: 19h
Local: Suzano, Cineteatro Wilma Bentivegna
Entrada: Gratuita
Produção: Débora Matos e Amanda Assis
11965950030
Contação de história africana - Literatura oral
Dia 14 de Novembro de 2024 das 8 á 12h na Escola Municipal Capitulino dos Santos. Jambeiro Lauro de Freitas BA .
A Associação Tupã Suriazala - Território Cultural bantu é um equipamento cultural guardião de histórias, onde a preservação da memória e dos saberes é de fundamental importância. Proporcionar esse tipo de vivência com a palavra é honrar a literatura oral e expandir em dimensão e profundidade a educação integral na escola.
O encantamento das nossas histórias está principalmente na magia da Literatura Oral, a contação de histórias afro-brasileiras de território africano condensa elementos essenciais para a preservação e difusão do legado povo negro na formação da literatura oral baiana. A apresentação busca promover e dar visibilidade aos povos e comunidades de matriz africana, potencializando as expressões culturais como formadores de saberes e maneiras de existir. A tradição oral é a base de toda literatura que conhecemos. Ela é a raiz, própria sabedoria popular, ou seja, a Oratura é o fundamento dos ciclos de saberes literários populares e todos os seus ensinamentos, poéticas e modos de viver foram repassados por meio da oralidade.
Antigamente a arte de contar histórias era feita pelos mestres da tradição oral que faziam suas narrações no seio de sua comunidade, e na linha do tempo, o contador de histórias preparava seu povo para as plantações com seus contos, exortava os enfermos e sarava suas mazelas com suas narrativas, alegrava as noites de verão e ninava os bebês com suas histórias em diversas situações e locais o contador aparece com sua arte emancipadora.
Nossos objetivos:
• Contribuir com implementação da Lei 10.639/03 para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira;
• Proporcionar a crianças negras e não negras referenciais positivos acerca de negritude, fortalecendo o processo de construção de identidades que respeite e valorize a diversidade étnico-racial; o
• Combater o racismo na escola a partir de uma perspectiva afrocentrada;
• Utilizar os saberes ancestrais e valores culturais afro brasileiros como ferramentas emancipatórias e educacionais para construir uma vida melhor;
• Contribuir para a construção de uma infância livre e autônoma investindo na transformação social com a tradição oral!
71981150646
Semana(s) da Consciência Negra
YA BIA TI OSUMARE simples e objetiva, se dedica com seriedade aos projetos pedagógicos voltados para a cultura Afro e o Meio Ambiente. Participou representando o Brasil e as religiões de matriz africana, em novembro de 2018 no Kiva (Chile), fevereiro de 2019 no Kumba Mela (ndia) e em novembro de 2019 novamente do Kiva. Foi condecorada com as seguintes medalhas de grande importância: a medalha Carolina Maria de Jesus (Prefeitura Municipal de Uberaba) e a medallha Zumbi dos Palmares (Fundação Cultural de Uberaba). Doutora honoris causa, Em sua trajetória lya Bia ty Osumare sempre lutou pelo coletivo como um todo, sem deixar de lado as polfticas públicas voltadas às necessidades dos que precisam de ajuda.
Bloco 16
Às 17h
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
16993048878
Colume. Ação territorial cultural em ordenamento ao povo preto
No dia 14 de novembro, a cidade de Niterói terá a honra de receber Catarina Taborda, uma renomada ativista de direitos humanos e líder em questões de gênero da Guiné-Bissau. Conhecida por sua luta contra a violência de gênero e sua atuação no empoderamento das mulheres, Catarina tem se destacado na promoção de políticas e iniciativas que visam a igualdade de direitos e o fortalecimento da autonomia feminina em seu país e além.
A visita de Catarina Taborda a Niterói representa uma importante oportunidade de intercâmbio cultural e fortalecimento de laços entre as ações territoriais nas favelas, comunidades de Niterói e Guiné-Bissau, trazendo novas perspectivas e trocas de experiências para a cidade.
A ação visa ao N20, negros na ação social global e territorial a partir de um ordenamento coletivo. Total de 6 coletivos e 32 parceiros.
*Programação*:
*10h* – Quadra da GRES Acadêmicos do Cubango
*11h* – Visita às comunidades do entorno
*12h* – Visita ao Projeto Social do Caramujo
*13h* – Quadra da GRES Cacique da São José
*14h* – Almoço
*15h* – Encontro com representantes dos Movimentos Territoriais das Comunidades e Favelas de Niterói no Auditório da Câmara Municipal de Niterói
*17h* – Pôr do Sol nas Barcas\",https://matrizafricanacontraoracismo.org/wp-content/uploads/2024/11/IMG-20241112-WA0047-RASTA-COMUNICACAO.jpg,Já estou no grupo,Eu autorizo,,24940490,Cubango
21985357742