"Nosso jogo é vencer o racismo dentro e fora do campo!"
✨ O nosso jogo é antirracista, dentro e fora do campo! ⚽️
Neste mês de novembro e em todos os meses do ano, estamos juntos para transformar a sociedade através da arte, criatividade e inclusão. Unam-se a nós na luta antirracista, celebrando a diversidade no futebol, na música, dança e muito mais!
✊ Participe com o seu time, grupo de teatro ou amigos da música. Colabore com ações presenciais e virtuais, e seja parte desse grito contra o racismo. Temos um calendário repleto de jogos, shows e rodas de conversa!
Registre seu evento e faça parte desta campanha transformadora: Formulário de Inscrição
Colabore usando o Selo da Campanha nas suas artes: Acesse Aqui
Vamos juntos fazer do nosso jogo, um jogo de todos! ❤️
Venha com a gente e marque esse golaço pela justiça e igualdade!
31998901617
Inauguração do Espaço de Criativo de Instrumentos Musicais (ECIM)
No mês da Consciência Negra, o Pontão de Cultura COMOVER Arte Cultura e Meio Ambiente inaugura o Espaço de Criativo de Instrumentos Musicais (ECIM), um espaço dedicado ao resgate e valorização do ofício de luthier, profissional responsável pela construção e reparo de instrumentos musicais. Com o objetivo de manter a Cultura Viva, o ECIM busca estimular processos criativos relacionados à fabricação e manutenção de instrumentos, promovendo a economia criativa e preservando saberes tradicionais.
A iniciativa do Pontão de Cultura COMOVER é fundamental para a preservação e revitalização de práticas culturais que correm o risco de desaparecer. Ao oferecer um espaço para a formação de novos luthiers e incentivar a produção artesanal de instrumentos, o ECIM contribui para a sustentabilidade cultural e econômica das comunidades envolvidas.
Além disso, o Espaço promoverá a integração entre arte, cultura e meio ambiente, alinhando-se aos princípios da sustentabilidade e valorização das tradições afro-brasileiras. Essa abordagem holística fortalece a identidade cultural e oferece oportunidades de desenvolvimento para artistas e artesãos locais.
A criação do ECIM representa um passo significativo na preservação do patrimônio imaterial brasileiro, assegurando que as futuras gerações tenham acesso a conhecimentos e práticas que enriquecem a diversidade cultural do país.
Com foco no resgate do ofício de luthier, o ECIM busca manter viva a herança cultural de técnicas ancestrais e incentivar a criatividade no universo musical. Durante o evento de inauguração, que ocorrerá no dia 30 de novembro, os participantes terão a oportunidade de explorar a história e os processos de feitura dos instrumentos musicais, mergulhando em suas raízes culturais.
O destaque do dia será um encontro especial para refletir e desvendar as origens dos instrumentos de percussão afro-brasileiros, promovendo o conhecimento e a valorização de suas ricas tradições. Um convite para artistas, artesãos e amantes da música vivenciarem a integração entre arte, cultura e identidade no coração da Mata Atlântica.
A criação do ECIM representa um passo significativo na preservação do patrimônio imaterial brasileiro, para oferecer um olhar renovado sobre a relação entre música, cultura e sustentabilidade e no empenho de assegurar que as futuras gerações tenham acesso a conhecimentos ancestrais e práticas sustentáveis contemporâneas de utilização de matéria prima coletada ou reciclada para preservar a biodiversidade natural e cultural do país.
Data 30 de Novembro de 2024
às 14h30
Pontão de Cultura COMOVER Arte Cultura e Meio Ambiente
Rodovia José Waldemar Mazzer, km 24, Bairro dos Garcias, Tapiraí - SP
Mini Bio - O Pontão de Cultura COMOVER Arte Cultura e Meio Ambiente é uma organização socioambiental e cultural localizada na cidade de Tapiraí, no estado de São Paulo, Brasil. Com o compromisso de promover a integração entre arte, cultura e meio ambiente, oferecendo experiências educativas e inspiradoras que incentivam a conscientização e a ação em prol da sustentabilidade nos territórios comunitários por meio da cultura e linguagens artísticas.
15996167467
Canto da Consciência Negra
▪︎ O QUÊ: Roda de Samba em comemoração ao dia da consciência negra;
▪︎ QUANDO: 20.11 (Quarta);
▪︎ ONDE: Bar do Calixto (o reduto do Samba);
▪︎ HORÁRIO: 16h
69993817529
Aceitação da cultura afro e da capoeira como mecanismo de educação antirracista.
Acontecerá de forma on-line no Google Meet, com início as 11:30 término as 13:30, com o tema aceitação da cultura afro e da capoeira como mecanismo de educação antirracista.
98992154799
Capoeira, cor, corpo, arte e ancestralidade na Macaboqueira
Capoeira, cor, corpo, arte e ancestralidade na Macaboqueira é um projeto da Escola Capoeira Cadência que aconteceu a mais de 3 anos na cidade de Granja-CE. Em 2024, a ação ocorre no dia 20, às 19h.
O projeto tem coordenação do professor Lira Dutra, que capoeirista, poeta, artistas plásticos e produtor cultural. Conta com a produção cultural de Vitória Sampaio, que é capoeirista e agente cultural.
88999420938
Exposição: Macalé Interior Negro! 50 anos de produção
Macalé: Interior Negro, 50 anos de produção.
Com uma jornada artística que em 2024 chega a 50 anos, saudamos o Mestre Macalé!
Seu legado em obra e gesto, registra a subjetividade de uma Ribeirao Preto e região assentada pela cultura negra, pela crítica social, pelo afeto familiar e pelo desejo de mudanças.
Meio século de criatividades!
São centenas de pinturas em diversos suportes, esculturas sobre diversos materiais, instalações, cenários, exposições, casas, escolas e prédios.
Sua vasta produção moldada em muita pesquisa-processo, captura o cotidiano, a história e a ancestralidade.
Viva o mestre Macalé, patrimônio vivo da nossa região.
11954446824
O nosso jogo é antirracista, dentro e fora do campo!
NOSSO JOGO É VENCER O RACISMO DENTRO E FORA DO CAMPO!
DOMINGO DIA 24
15:45 pré jogo: Roda de Homenagens a luta quilombola
16:00 bate bola de aquecimento
16:15 musica de abertura do Dia de Zumbi e Dandara dos Palmares e Consciência Nacional
16:30 ponta pé inicial do jogo antiracista no campo ao lado da Cachoeira
16:45 jogo cada gol é uma vitoria antiracista
17:30 premiações
17:45 arte culinária *local a confirmar próximo ao outro campinho
18:30 cine circuito Quilombola com pipoca *local a confirmar próximo da casa de Mestra Nicolina
19:15 Roda de conversa, próximas atividades e outros assuntos gerais
Realização Associação Projeto Presente , Associação das Comunidades Quilombolas de Tres Barras, Buraco e Cubas e Ponto Cultural e Ambiental da Serra do Cipó
O Projeto Presente apoia o desenvolvimento socioambiental do território da Cordilheira do Espinhaço junto as comunidades e vilas do saber através de atividades culturais, científicas, artísticas, educacionais, sócio-ambientais, esportivas, beneficentes, de pesquisas e comunicacionais. Como Ponto de Cultura tem focado cada vez mais na questão de acesso de comunidades rurais localizadas em zonas de vulnerabilidade social e no entorno de mega empreendimentos minerários, assim como comunidades tradicionais e quilombolas, principalmente no que tange a garantia de direitos ambientais e culturais e na difusão de ações afirmativas. A Associação Projeto Presente, fundada em abril de 2002 vem realizando ações com o objetivo de apoio ao desenvolvimento socioambiental das comunidades através de atividades intergeracionais, itinerantes e de artes integradas ao meio ambiente.
31 998901617
CineTransverso: Exibição cineclubista contra o racismo
No dia 29/11/24 haverá uma sessão dupla (16h / 19h) de exibição cineclubista da premiada animação "Orun Aiyê: a criação do mundo" - produção brasileira de 2017 das diretoras Jamile Coelho e Cintia Maria. Esta exibição e debate cineclubista se insere na campanha Tradições de Matriz Africana Contra o Racismo, pois busca uma nova forma de militância para o combate aos estereótipos em relação às religiões de matriz africana, através da narrativa de um griot porta voz de muitas comunidades africanas. Ocorrerá no Centro Cultural Tambor de Congo, que fica na Barra do Jucu no município de Vila Velha - ES. Esta é uma realização da Ultratransversa Produções com suporte de recursos do FUNCULTURA da SECULT ES.
27992925511
FORMAS DE ENFRENTAMENTO AO RACISMO RELIGIOSO
A ação Formas de Enfrentamento ao Racismo Religioso pretende tratar com os adeptos do Coletivo Cultural Iaoto Ilê Asé Odé T'Oju Òmó, localizado na rua Lilás, s/n, no bairro Mirante da Praia, no município de Fundão/ES realizará uma roda de conversa virtual na Plataforma Meet acerca das formas de combate ao racismo religioso que atravessa diretamente os adeptos das religiões de matriz africana. A partir da Lei de Injúria Racial 14.532/2023 e a Lei do Racismo 7.716/1989 o prof. Me. de História Onildo de Souza Moraes da CEAFRI - Coordenação de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas - do município de Vila Velha/ES juntamente com o babalorixá do Coletivo Cultural Iaoto Gildo d’Oxóssi (Gildo da Silva Aguiar) irão guiar as reflexões com orientações de enfrentamento ao racismo religioso. O evento ocorrerá de maneira virtual no dia 29/11/2025 sexta-feira as 18h30 com previsão de término as 20h30 e será estendido a sociedade civil com ampla divulgação nos meios virtuais, como Instagram e WhatsApp.
27997786807
SARAU DA CONSTRUÇÃO CONSCIÊNCIA NEGRA
SARAU DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS
11987576306
LIVRO SAGRADA ANCESTRALIDADE
Lançamento e entrega do Livro Sagrada Ancestralidade para as Unidades Territoriais de Matriz Africana - Trata-se do mapeamento das Unidades tradicionais de matriz africana do município de Vila Velha, Estado do Espirito Santo, realizado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu.
27 998941032
CONSCIÊNCIA NEGRA E A CONSTRUÇÃO DO 20 DE NOVEMBRO
Diálogo virtual sobre a importância da consicência negra e a construção do 20 de novembro, enquanto marco de luta, resistência e identidade.
(16) 99177-1486
Dia da consciência negra de Itanhaém
FLORES PARA OFERTAR AOS SEUS ANCESTRAIS PARA PROTEÇÃO E FORÇA NA TERRA
Comemoração a dia Consciência Negra de Itanhaém.Será realizado sábado 23 de novembro na praça Narciso de Andrade centro de Itanhaém, início às 12:00 as 18:00 Convidamos todos que apoia e luta em devesa pela direitos da população negra e que combata o racismo e preconceito, e chamamos a população de Itanhaém para apreciar a cultura negra da cidade de Itanhaém, uma tarde com muita diversão, alegria, cultura negros teremos diversas atração artísticas :APRESENTAÇÕES: ✅Grupo de capoeira União de Itapuã mestre Itapuã, ✅grupo cultural os filhos de Oya, ✅Cigana do Oriente, Cigana Sarita, ✅Família trinca de Az (Samba de Roda), ✅Capoeira (união de Itapuã ✅Teatro galpão com peças teatral (MENINA PRETINHA ) ✅Afoxé Awon Akorin Efon, ✅Xire aos orixás, ✅homenagem a dona Laura do Kilombo ✅marcha aos ancestrais com lavagem simbólica ao pelourinho!✅O evento tem o intuito de promover e dar visibilidade a população negra e da sua cultura afro brasileira que vem sofrendo um pagamento histórico dos feitos e o quanto contribui para a formação da sociedade e do Brasil.O evento será realização pelo ponto de cultura centro cultural yagirnob e projeto os filhos de oya, com o apoio institucional da prefeitura de Itanhaém.Organizadora: Oyayemi Shywa (mãe Silvia)Produtor Geral: Edson MaurícioA apresentação do projeto os filhos de Oya conta com o apoio da lei Paulo Gustavo, Governo federalE um dever de todos seja Negro ou Branco combater o preconceito e o racismo, faça parte você também dessa ação tão necessária para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária para todos
(11) 94893-7990
4 edição da festa de Yemanjá de Itanhaém
4°FESTA DE YEMANJÁ DIA
08/DEZ 12:00 ATE 18:00 LOCAL:BOCA DA BARRA ITANHAÉM.
O festejo a yemanja e Osun tem como objetivo a valorização da cultura de
Matriz africana e promover a reflexão de nos povo e o resgate da identidade negra na Cidade de Itanhaém!
✅VENHA participar com a gente neste grande evento que faz parte da cultural brasileira e religiosa !!
Local: Boca da Barra.
Início:12:00
Evento sócio cultural realizado pelo centro cultural yagirnob
ATIVIDADES DO EVENTO.
● 12:00 -Chegada dos balaios na boca da barra;
Traga o presentes de seus ase !
● 12:30 - Abertura
● Exposição sobre a religiosidade Afro Brasileira;
Fala de conscientização, conservação das águas e da natureza.
● Apresentações artísticas e Culturais,,,
● Espaço reservado para atividades da umbanda.
● Xirê dos Orixás;
●Homenagem ao Babalorixá, yalorixas e convidado que contribuiu para a preservação da cultura afro brasileiro.
– Procissão Terrestre início boca da barra até portinho a baixo do viaduto
—Procissão marítima
— término. Confraternização roda de samba
Traga seus estandartes e brasões de seu ase !
Nos envie foto e brasões de aseu ase ou seguimee eu netos para o flawer
VEM SOMAR CONOSCO EM MAIS ESTE GRANDE PRESENTE A RAINHA DAS ÁGUAS !
13997084384 Oyayemi
(11) 94893-7990
A CULTURA BA-NTU NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA
Entrevista com o Paulo Fernandes, que falará sobre a importância da cultura banto no Brasil.
Paulo Fernandes é bailarino, coreógrafo, pesquisador e Mestre de Saberes Tradicionais dos Povos Bantu. Atua em diversas áreas das artes cênicas, desenvolvendo pesquisas sobre a arqueologia do corpo em uma perspectiva afro contemporânea. É fundador da Cia. Enki de Dança e do Espaço Cultural Afro-Bantu – ECAB. É um artista multimídia, que conjuga diversas linguagens artísticas (ou seriam científicas?) em seus trabalhos, como cinema, teatro, dança e artes visuais, construindo um encontro muito particular na gestualidade e na estética. Pela crítica francesa, foi reconhecido como um “dançarino das profundezas do simbolismo afro-brasileiro”.
(16) 99177-1486
O RITMO DA RESISTÊNCIA: A TRAJETÓRIA DOS SAMBAS NO BRASIL DOS SÉCULOS 19 E 20
Vamos dialogar com o pesquisador DANILO RAMOS sobre a trajetória dos sambas no Brasil dos séculos 19 e 20, enquanto ‘espaços’ de existência, resistência e sociabilidade de pessoas negras, a partir do seu trabalho de pesquisa.
(16) 99177-1486