Email escondido; Javascript é necessário.

Mametu Nsumbu Messamburá (Lucy Lucas da Silva Chiata)

12996599066

Caraguatatuba, SP12401010 e 11662300
Mapeá-lo

Inzo Kibela Zambiri e Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas

Exposição "Sonoridades de Matriz Africana" e Roda de Conversa <br /> Exposição "Singularidades Sócio Culturais" e Roda de Conversa

11:00

09/11/2024

3h

● Exposição "Sonoridades de Matriz Africana" e Roda de Conversa, abertura dia 09/11/24, às 11 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, SP: onde apresento uma instalação chamada "Entre Minkisi, Voduns e Orixás", que, através de esculturas de cerâmica, representa 18 energias da natureza ou divindades e 2 ancestrais brasileiros, um Boiadeiro (Caboclo de Couro) e um Indígena (Caboclo de Pena). E sobre a qual conversarei abordando a história e herança dos povos africanos traficados para o Brasil, sua contribuição na formação da identidade brasileira, bem como a cultura preservada pelos terreiros de matriz africana, espaços sagrados de resistência e combate ao racismo.
● Exposição "Singularidades Sócio-culturais", abertura dia 14/12/24, às 10 horas, no Espaço Hartãt - Acervo Indígena, Caraguatatuba, Litoral Norte Paulista, na qual apresentarei a obra "Iyami - Força Ancestral Feminina" e conversarei sobre a cosmovisão africana, o papel do matriarcado e empoderamento feminino no combate as desigualdades sociais e o racismo. Evento com a presença dos filhos da Inzo Kibela Zambiri, e palestra de Kassutemi (Robson Luiz Braz Chiata), o Tatetu da Inzo, sobre "Sonoridade dos Tambores Afro Brasileiros no Candomblé", com acompanhamento dos Tatas nos atabaques e degustação de comidas típicas do Candomblé, feitas pelas filhas da Inzo.
- Mametu Nsumbu Messamburá (Lucy Lucas da Silva Chiata, nome artístico Lu Chiata), tem 59 anos, casada, mãe de 5 filhos homens (todos do Santo). É Mametu N’dengue (mãe pequena) e Mametu na Inzo Kibela Zambiri, dirigida por Tatetu Kassutemi, seu esposo, um Candomblé de Caboclo, Nação Congo-Angola, raiz Goméia, no Sul de Caraguatatuba, Litoral Norte Paulista. Também é ceramista e integrante do Grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, que realiza exposições com base em pesquisas e estudos de culturas tradicionais.

Pular para o conteúdo